Restauração e Poda das Raízes das Calçadas
20/10/2017
Festa da Primavera 2017
20/10/2017

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 4% da população mundial é composta de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. Os superdotados estão em todas as salas de aula e classes sociais, independentemente de cor e raça. Porém, as crianças de família de baixa renda perdem, por desigualdade de condições, a oportunidade de desenvolver suas potencialidades e seus talentos. Quem diria que a poucos passos do Humaitá poderíamos encontrar uma instituição que identifica e desenvolvem talentos de crianças e jovens, provenientes de famílias de baixa renda. É o caso do Instituto Rogerio Steinberg (IRS), localizado na Rua Jardim Botânico, 116, que funciona a quatro anos, dos seus 18 de existência, na região e, atualmente, atende 314 participantes.  Destes, aproximadamente 15% moram nos arredores do bairro, alguns nas comunidades Recanto Familiar, Horto e Santa Marta; e outros são filhos de porteiros. 

O IRS é uma instituição sem fins lucrativos que visa contribuir para a redução das desigualdades sociais através do Programa Desenvolvendo Talentos, que promove atividades de educação complementar (culturais e educacionais), buscando despertar e desenvolver talentos, muitas vezes ignorados.

Ao longo do ano letivo, professores de 42 escolas da rede pública observam seus alunos e identificam aqueles com indícios de altas habilidades. Estes são indicados para o processo de seleção do IRS. Os selecionados passam a frequentar o Instituto durante três anos, participando de Oficinas de Robótica Educacional, Codificação, Empreendedorismo, Criação, além de oficinas complementares (Artesanato, Desenvolvimento Expressivo, Jornal e Xadrez). No terceiro ano no IRS, fazem o Preparatório IRS (reforço de português e matemática) e têm a oportunidade de receber bolsa de estudo de inglês, pela Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, por meio de parceria com o Instituto.

Em parceria com a AMAHU, em 2016, o Instituto Rogerio Steinberg participou do Festival de Primavera, com uma barraca apresentando itens produzidos na Oficina de Artesanato e promovendo atividades com as crianças do bairro: contação de histórias, montagem de um mural sobre a estação mais florida do ano, exposição de robótica e desafios de xadrez. Em 2017, a Instituição vai repetir a dose com a dobradinha: artesanato e robótica.

 

O IRS em números

? 314 crianças e jovens matriculados no programa Desenvolvendo Talentos;

? 110 crianças e jovens matriculados no curso de Inglês na Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa com bolsa integral;

? 165 jovens e adultos matriculados ou formados em universidades de excelência identificados até julho de 2017;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *